Papo Série #3 – Farscape (1999 – 2003)

Farscape é uma série de ficção científica baseada no livro “Uncharted Territory: An Unauthorised and Unofficial Guide To Farscape” do escritor Scott Andrews. O seriado, que foi ao ar de 1999 a 2003, foi criado pela “The Jim Henson Company”, mesma empresa que criou os Muppets, um show com bonecos também famoso na TV.

A história de “Farscape” começa quando Crichton, um astronauta, está realizando uma experiência com sua nave espacial e cai acidentalmente dentro de um “wormhole”. Ele aparece numa parte desconhecida do universo, em meio a uma perseguição. Acaba dentro de Moya, uma gigantesca nave bio-mecanóide, onde encontra um grupo de fugitivos dos “peacekeepers” (ou “pacificadores”), grupo militar que deveria manter a ordem, mas acaba oprimindo e tratando com violência os povos mais fracos. A partir daí, ele luta para voltar ao seu planeta natal, enquanto tenta se adapta aos habitantes e aos costumes desse ambiente surreal.

giphyTenho assistido aos episódios pela Netflix, e no início tive um certo receio pela qualidade dos efeitos especiais, cenários, etc. Porém, quando você se toca que a primeira temporada foi produzida há 15 anos atrás, o “pequeno problema” acaba desaparecendo, e você tem facilidade de esquecer que já assistiu “Gravidade” com todo aquele realismo assustador, e não compara mais.

O que acaba chamando mais a atenção na série, não é o fato dela se passar no espaço com alienígenas e naves, e sim, as peculiaridades de cada personagem. Mas seria perda de tempo citar cada um deles com suas características, já que ao desenvolver da trama, vamos descobrindo alguns mistérios a respeito dos crimes que cada um cometeu para serem considerados fugitivos, e sobre a personalidade de cada um. E não é mera coincidência se você acabar encontrando algumas afinidades com a série “Stargate SG-1”, o casal central , Crichton e Aeryn Sun, interpretado por Ben Browder e Claudia Black, possuía tanta afinidade, que foi convocado para fazer parte também desta série.

O seriado conta com cerca de 88 episódios divididos em 4 temporadas, infelizmente, Farscape foi cancelada sem um desfecho, mas não se desespere. Graças aos fãs, que fizeram uma bagunça, e até compraram um espaço na TV apenas para convencer os produtores de que ‘FS’ era uma série importante para a vida deles, a série teve seu desfecho com o filme “The Peacekeepers Wars”, de 2004!

Gostou? Os DVDs da segunda temporada você encontra AQUI! E toda a série está disponível na Netflix!

Publicado por Kadu Magalhães

Formado em Comunicação, 26 anos, blogueiro, músico, admirador do bom e velho rock n roll.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *